Eletroposto/UFMS: Resultado de Projeto de Pesquisa

Postado por: Luigi Galotto Junior

O primeiro Eletroposto de Carga Rápida do Estado em operação na UFMS

Em 2023, Mato Grosso do Sul inaugurou o seu primeiro eletroposto de carga rápida, instalado na Cidade Universitária, como resultado de um projeto de pesquisa desenvolvido no PPGEE. A inauguração contou com a presença da reitoria e diversas autoridades do Estado e parceiros.

Este fato foi noticiado também pela UFMS, com muito apoio e entusiamo de todos pelos resultados alcançados.

A notícia completa da UFMS pode ser conferida neste link.

 

O coordenador do projeto Ruben Barros Godoy agradeceu a presença de tantas autoridades e revelou da emoção em participar da ação. “O eletroposto não é apenas uma estação de recarga, mas um grande laboratório. Não é possível enxergar, os sensores, algoritmos, aplicativos, enfim, equipamentos que possam nos ajudar a gerar dados que terminem em relatórios, teses, dissertações, trabalhos de conclusão de curso. Nossos artigos vêm sendo publicados nos melhores periódicos da área. Faço questão de mencionar o nome de alguns pesquisadores que foram importantes para que tudo acontecesse: professor Edson Batista e professor Moacir Brito e, ainda, nosso orientador que é o Thiago Matheus. Muito obrigado a vocês e às empresas executoras que trabalharam duro para que estivéssemos aqui. Nós somos uma das poucas, ou até a única, a trabalhar com o conceito V2G, vocês vão ver esse nome muitas vezes no nosso projeto”.

De acordo com o professor, para utilizar o eletroposto é necessário efetuar apenas um cadastro. “Com base nesses dados – quantos carros, qual a média de abastecimento – vamos entender melhor quem utiliza esse serviço”, explicou.

Ainda há possibilidade de retirar uma bicicleta elétrica para uso na Cidade Universitária e reabastecer o veículo acessando o aplicativo ezbike. “Estamos indo mais longe nas pesquisas e avaliando a possibilidade de abastecer os veículos sem a necessidade de alguém interagir. Tudo está sendo desenvolvido por nossa equipe”, comentou. O professor destacou o empenho da gestão para que o projeto se tornasse realidade.

Tecnologia e vantagens

Além da possibilidade de utilização da energia fotovoltaica, o eletroposto da UFMS também inicia testes de abastecimento sem fio. “É um projeto que tem duas vertentes muito bem definidas. Uma é utilizar tecnologias comerciais de carregamento emergentes no cenário nacional, que estamos comprando e instalando para a comunidade utilizar, e a parte de desenvolvimento de produtos”, explica Edson Antonio Batista, um dos integrantes do grupo de pesquisadores da UFMS envolvidos no projeto. “Estamos desenvolvendo em laboratório um eletroposto teste, para carregamento sem fio”, complementa Ruben.

O projeto conta ainda com a participação de professores, técnicos, profissionais e estudantes de graduação e pós-graduação: Guilherme Anderson de Bragança Fernandes, Artur Alves de Carvalho, Matheus Arakaki de Souza, Sandro Petry Laureano Leme, Moacyr Aureliano Gomes de Brito, Daiane Soares Correa, Anderson da Silva Volpato, Fernanda Morais Balta, José Luiz Moreira Júnior, Luis Felipe da Silva Carlos Pereira, Nicholas Delben de Andrade e Lucas Gutierrez da Silva. Segundo o grupo, a proposta conta com o financiamento da Global Participações em Energia S/A e suas cooperadas – Companhia Energética Potiguar, Baesa, Sefac, Itiquira Energética, Grupo Equatorial, Alcoa, Companhia Geração de Energia Pilão, Companhia Energética Manauara, e do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul, e é executada pela UFMS em parceria com Lactec, Nexsolar e Nastek.

Compartilhe:
Veja também