Plataforma para Identificação de Fêmea Bovina
Desenvolvimento de uma Plataforma de Hardware e Software para Identificação de Fenótipo Relacionado a Precocidade e Fertilidade de Fêmea Bovina
Um dos desafios para aumentar a produção de carne bovina está no acompanhamento do período fértil das fêmeas bovinas, que atualmente pode ser visto pelo comportamento do animal ou via ultrassom. Porém, esses dois métodos quando aplicados em grandes rebanhos pode ficar inviáveis ou com pouca eficiência. Nesse cenário, pesquisadores da EMBRAPA de Corte de Mato Grosso do Sul e da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul em conjunto com a startup ENG Soluções Tecnológicas, estão desenvolvendo uma solução para monitorar eletronicamente as mudanças fenotípicas das fêmeas bovinas.
Assim, com base nessas mudanças fenotípicas, propõe-se em desenvolver um algoritmo baseado em Inteligência Artificial (Deep Learning) que indicará se o animal está no período adequado para reprodução e com isso aumentar a taxa de sucesso na geração de bezerros. Esse algoritmo terá como entrada de dados as imagens do animal, devidamente captadas por uma plataforma cyber-física instalada junto a uma balança de pesagem. As imagens captadas em campo serão enviadas para uma API hospedada na nuvem que realizara a avaliação do animal através de escore visual. Ou seja, o algoritmo desenvolvido, possui metodologia de análise fenotípica baseada em escores, sendo esse método inovador na literatura. Atualmente a ENG Soluções possui balança de pesagem instaladas nos pastos, inclusive na Fazenda Sete Estrela, local onde serão realizados os testes dessa proposta.
Portanto, os resultados dessa proposta possuem viés de inovação e reais possibilidades de aplicação no agronegócio.