Projeto – Eletroposto
Desenvolvimento de eletroposto com tecnologia V2G para operação on-grid, off-grid e com transferência de energia sem fio
A proposta abrange a modelagem, projeto e implementação dos diversos estágios de potência objetivando operação estável, elevada robustez, elevado rendimento, baixo tempo de carregamento e baixo custo.
A operação de cada estágio de potência, bem como do sistema na totalidade, é devidamente avaliada via resultados experimentais para a transmissão sem fio de até 5 kW. É ainda proposto que o carregador permita fluxo de potência bidirecional, ou seja, a carga das baterias pode ser utilizada para alívio da rede elétrica em momentos de pico de demanda, para ajuste de contratos a fim de reduzir os valores faturados de energia elétrica, ou para atender cargas locais.
Inovações e tecnologias envolvidas
V2G: Os VEs estão estacionados por mais de 90% do tempo. A energia elétrica dos VEs pode ser utilizada para apoiar o funcionamento dos sistemas de potência.
WPT bidirecional: Implementar um Sistema WPT eficiente para carregar/descarregar baterias onde o fator de acoplamento está sempre mudando.
Algoritmo: Propor e avaliar um controle de carga/descarga ideal dos VEs que atenda à segurança operacional dos sistemas de energia, dirigibilidade conveniente e custos razoáveis de carregamento.
Microrrede: acumulador secundário, acumulador do próprio veículo elétrico (não descartando a adição de bicicletas elétricas), do gerador solar fotovoltaico e da própria rede de distribuição de energia elétrica.
Segurança cibernética: para o sistema de gestão do eletroposto, de carga, recarga, principalmente, quando for inserir os créditos.
hardware-in-the-loop: que é uma simulação em tempo real do sistema.