Projeto – MAI/DAI – GreenPower

MAI/DAI – GreenPower – Nanotecnologia aplicada à produção de combustíveis verdes

O programa MAI/DAI UFMS congrega dois programas de pós-graduação com o objetivo de consolidar parcerias entre grupos de pesquisa da universidade e o setor produtivo na busca de soluções tecnológicas e inovadoras para o setor de energias renováveis. O programa foi estruturado visando duas frentes de inovação. Estas aplicações foram estruturadas considerando os talentos das equipes pertencentes à UFMS e as demandas dos setores produtivos do país. O programa possui como temática principal Energias Renováveis. A sinergia entre os grupos de pesquisas envolvidos nos PPGs (Programas de Pós-Graduação) e empresas parceiras é considerado igualmente importante para o sucesso da proposta, que será acompanhada constantemente pela administração do programa que envolverá a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (Propp) e contará com o apoio da Agência de Internacionalização e Inovação (Aginova) da UFMS.

O contexto da proposta é a iminente demanda por combustíveis limpos, renováveis e produzidos de modo sustentável. Dentre as alternativas, estão a produção de H₂ verde a partir da eletrólise da água induzida por energia solar e a produção de metanol verde, produzido a partir da conversão de metano e CO₂ utilizando dispositivos sensíveis à luz. Neste contexto, duas empresas parceiras objetivam o desenvolvimento de dispositivos capazes de preencher estas lacunas tecnológicas.

A empresa Green Fuel atuará conosco na Linha 1 (GreenH2). A empresa desenvolve eletrolisadores de água para substituição parcial de combustível fóssil para motores ciclo diesel veiculares e estacionários. A empresa possui estrutura administrativa e case de negócios para atuar na área de H₂ verde. Mas, existe um desafio no desenvolvimento de materiais estáveis que compõem o eletrolisador e outro na conexão de um painel solar que possa fornecer a energia para o funcionamento do eletrolisador. Nosso time desenvolverá novos ânodos e cátodos a base de aço inox e titânio, assim como um módulo eletrônico capaz de converter a energia de painéis solares em parâmetros controláveis para uma operação potenciostática ou galvanostático do dispositivo.

A outra empresa parceira é a Águas Guariroba, que atuará na Linha 2 (fotoJoule). Esta empresa cuida da Estação de Tratamento de Esgoto da cidade; processo que emite consideráveis quantidades de metano e CO₂. A empresa tem interesse em capturar e converter estes gases em metanol verde, utilizando energia solar. No entanto, é necessário o desenvolvimento de novos fotoânodos e fotocátodos para um fotoeletrolisador capaz de tal conversão. Desenvolveremos nanocatalisadores fotossensíveis ativos e estáveis. Atuaremos com técnicas de síntese e caracterização, medidas fotoeletroquímicas e elétricas, sistemas de controle e telemetria. GreenPower será conduzida de modo consonante às demandas científicas de risco tecnológico, com objetivo de acelerar o desenvolvimento de produtos.